Thiago Marques, Atuário, MIBA n. 1507
Tel. (85) 9 9989 6546
O breve episódio de Tales de Mileto, registrado por Aristóteles na sua "Política", oferece uma fascinante história que transcende os séculos, porque esse relato desafia os preconceitos arraigados sobre sucesso, filosofia e investimentos.
Tales de Mileto, um proeminente filósofo e matemático pré-socrático, é apresentado por Aristóteles como um indivíduo que personifica a síntese entre teoria e prática, sendo originário da cidade costeira de Mileto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Tales não apenas contemplava o mundo, mas também se engajava ativamente nele, o que ficou registrado no famoso episódio que ilustra vividamente a sua perspicácia e habilidade de transformar desvantagens aparentes em oportunidades de obtenção de lucros significativos. Ele era constantemente provocado por seus amigos quanto a dualidade entre o trabalho e a contemplação filosófica, Tales então demonstra seu pragmatismo ao garantir mediante uma "opção de compra" o uso de todas as prensas de azeite daquela região, oportunamente num ano em que a safra foi abundante. Sua astúcia em negociar uma série de contratos vantajosos revela não apenas sua compreensão das dinâmicas comerciais, mas também a aplicação prática dos princípios da antifragilidade, recentemente trazidos à superfície do debate público pelo autor, ensaísta, estatístico e analista de riscos Nassim Taleb.
A verdadeira essência do sucesso de Tales reside na exploração da opcionalidade: ao assumir a posição de "comprador" nas transações ele adquiriu o direito, mas não a obrigação, de usar as prensas de azeite, enquanto seus parceiros comerciais ficam com a obrigação, mas não o direito. Essa assimetria inerente à opcionalidade permite que Tales capitalize sobre as flutuações do mercado de forma inteligente e estratégica, quer dizer, tendo perdas limitadas em safras ruins, equivalente ao valor dispendido no aluguel das prensas, e ganhos ilimitados no casos extremos de safras recordes.
No cerne dessa narrativa está a mensagem de que a verdadeira riqueza não reside apenas na acumulação de bens materiais, mas na autonomia e na liberdade de escolha individual. Tales personifica, portanto, o ideal de independência financeira e intelectual ao tornar-se o seu próprio mecenas, financiando inclusive a sua própria busca filosófica pelo bem, verdade e belo. Importa destacar a capacidade que Tales possuía de navegar entre a dinâmica filosófica e comercial, o que evidencia uma correta e ordenada sinergia entre o conhecimento teórico e a sua devida aplicação. O episódio das prensas de azeite nos convida a refletir sobre a natureza das opções em nosso cotidiano, tal como o filósofo pré-socrático aproveitou as oportunidades oferecidas pela opcionalidade, nós também podemos fazê-lo, dito com outras palavras, a verdadeira sabedoria reside em reconhecer e capitalizar sobre as opções que nos são apresentadas.
A história de Tales de Mileto transcende a sua época, nos oferece insights atemporais sobre a interseção entre conhecimento, opcionalidade e sucesso. Se adotarmos uma abordagem semelhante em nossas vidas, poderemos transformar desafios em oportunidades, pavimentando o caminho para uma existência gloriosa.
A École RPPS é a maior e melhor plataforma de cursos e videoaulas on-line dedicada exclusivamente ao aperfeiçoamento, capacitação e treinamento dos dirigentes, conselheiros, gestores de recursos e membros dos comitês de investimento.
Comentários