Thiago Marques, atuário, MIBA 1507
Tel. (85) 9 9989 6546
Nassim Nicholas Taleb sistematicamente trabalha conceitos como ergodicidade, heurísticas, não-linearidade, opcionalidade e antifragilidade, eles são abordados como ferramentas para compreender e lidar com a incerteza e a complexidade da vida.
Importa, portanto, apresentarmos breve definição e uso prático destes conceitos.
A ergodicidade é uma propriedade que descreve se um sistema é razoavelmente previsível ao longo do tempo, se você joga uma moeda várias vezes, eventualmente a proporção de caras e coroas será consistente com as probabilidades de 50-50.
A não-linearidade, que é uma propriedade de sistemas complexos, como a bolsa de valores, o clima e os sistemas públicos de previdência, indica que a previsibilidade pode apresentar-se como impossibilidade. O mercado financeiro, a título de ilustração, comporta-se de forma não-linear, tornando impossível prever o resultado exato de algumas transações, quando muito conseguimos atribuir um conjunto de probabilidades aos resultados possíveis.
As heurísticas são regras de thumb, técnicas simplificadas ou estratégias gerais que permitem a tomada de decisões rápidas e eficientes em situações de incerteza ou complexidade, a diversificação dos investimentos é um tipo de heurística cuja finalidade é minimizar o risco.
Taleb afirma que a incerteza pode ser vista como uma oportunidade e não apenas como um risco, vide o exemplo do investidor que tendo liquidez pode fazer uso da sua opcionalidade para comprar ativos em mercados baixistas, vendendo-os em mercados altistas.
A antifragilidade é a propriedade de aperfeiçoar-se sob efeito de turbulências, quer dizer, o sistema torna-se mais forte ao sobreviver ao impacto de eventos negativos.
Os conceitos acima abordados são necessários para a construção de sistemas ou posições que possam ser qualificadas como antifrágeis.
Comments