top of page
Foto do escritorThiago Marques

Análise de investimentos com Python

Atualizado: 13 de mar.

Thiago Marques, atuário, MIBA 1507

Tel. (85) 9 9989 6546


A gestão de recursos previdenciários é uma tarefa complexa e crucial para os Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS.


Os RPPS são instituições previdenciárias destinadas aos servidores públicos detentores de cargo efetivo municipais, estaduais e federais, são atualmente responsáveis pelo pagamento das respectivas aposentadorias e pensões deste grupo de segurados.


Análise de investimentos com Python

A gestão eficiente dos recursos acumulados por estas instituições prescinde de ferramentas e técnicas de análise rigorosas e ágeis, neste contexto o Python se destaca como uma linguagem de programação acessível, flexível e poderosa, sendo atualmente amplamente adotada pelo mercado financeiro. A principal vantagem do Python é a sua facilidade de manipulação e análise de dados, especialmente através de bibliotecas especializadas, como o Pandas, o que permite aos gestores de recursos dos RPPS obterem insights valiosos sobre a performance dos investimentos e identificar possíveis oportunidades de melhoria.

Análise de investimentos com Python

A biblioteca QuantLib, por exemplo, é uma poderosa ferramenta para modelagem e valoração de instrumentos financeiros, como opções, swaps e demais títulos, permitindo aos supracitados gestores uma robusta análises de risco e, consequentemente, a tomar decisões embasadas em modelos matemáticos sofisticados. Acrescente-se, ainda, um breve comentário sobre a biblioteca yfinance, que permite acessar dados de mercado diretamente do Yahoo Finance, podendo obter informações atualizadas sobre preços de ações, índices e moedas, facilitando a análise de desempenho de ativos específicos e a comparação com benchmarks do mercado. E, por fim, é universalmente reconhecido que o Python conta com uma comunidade ativa e engajada, possibilita encontrar uma ampla variedade de recursos, tutoriais e exemplos on-line, facilitando o aprendizado e a implementação de técnicas avançadas de análise de investimentos, como modelagem estatística, simulações Monte Carlo e otimização de portfólio.


Importa ressaltar, ao fim deste artigo, que o uso do Python na análise de investimentos dos RPPS requer a aquisição de conhecimentos sólidos, tanto em programação quanto em finanças, o que você poderá adquirir conjuntamente, muito em breve, junto à nossa plataforma de ensino on-line.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page