top of page
Foto do escritorThiago Marques

A gestão previdenciária do RPPS numa perspectiva científica

Atualizado: 13 de mar.

Thiago Marques, atuário, MIBA 1507

Tel. (85) 9 9989 6546


A gestão previdenciária de RPPS é um processo complexo e contínuo que exige planejamento, execução, verificação e ação.


Visando uma gestão mais eficiente e eficaz é importante adotar metodologias de gestão que ajudem a identificar as falhas e melhorar os processos administrativos.


As duas metodologias de gestão mais utilizadas são o PDCA e o SDCA.


O PDCA é composto por quatro etapas, a saber: Plan (planejamento), Do (execução), Check (verificação) e Act (ação). A etapa de planejamento consiste em definir objetivos claros e mensuráveis para a gestão previdenciária, na etapa de execução é fundamental implementar o plano de ação definido anteriormente, segue-se então a etapa de verificação, porque faz-se necessário monitorar e avaliar o desempenho dos processos em relação às metas estabelecidas e, por fim, a etapa de ação em que são tomadas as medidas corretivas para solucionar as não conformidades identificadas.


O SDCA, por outro lado, consiste num ciclo de quatro etapas: Standardize (padronização), Do (execução), Check (verificação) e Act (ação). A etapa de padronização tem por finalidade estabelecer padrões e procedimentos para cada processo, a fim de garantir a consistência e efetividade das atividades, enquanto que na etapa de execução busca-se implementar os procedimentos e padrões definidos, que serão monitorados e avaliados na etapa de verificação quanto ao desempenho dos processos em relação aos padrões estabelecidos e, finalmente, na etapa de ação serão tomadas medidas corretivas, se necessário, para otimizar os processos.


As metodologias acima indicadas são complementares, enquanto uma visa definir e atingir metas, a outra busca aperfeiçoar os respectivos processos, o importante é que seja adotada uma abordagem de melhoria contínua para a gestão previdenciária do RPPS, porque é necessário estar sempre atento às oportunidades de melhoria e implementar as ações respectivas.


A gestão previdenciária do RPPS envolve uma série de processos, por exemplo: recolhimento de contribuições, cálculo, concessão e reajuste de benefícios, realização de avaliações atuariais, revisão do plano de custeio e de benefícios e aplicação dos recursos.


Importa, portanto, para garantir a eficiência e eficácia destes processos que sejam adotadas boas práticas de gestão, sendo a automatização dos processos, a capacitação dos servidores e a contratação de especialistas três exemplos amplamente conhecidos.


A gestão previdenciária para ser eficiente precisa seguir um método que seja amplamente testado e aprovado, portanto recomenda-se que os respectivos gestores sejam treinados para aplicação do PDCA e SDCA.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page