Thiago Marques, atuário, MIBA 1507
Tel. (85) 9 9989 6546
A gestão de recursos em um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) pode se beneficiar da aplicação da metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act).
A abordagem supracitada pode proporcionar uma estrutura efetiva capaz de garantir que as estratégias de investimento estejam alinhadas com os objetivos financeiros e atuariais de longo prazo da instituição, sendo capaz de reduzir o déficit atuarial através duma gestão de recursos eficiente e efetiva.
A primeira etapa, o planejamento, é fundamental para identificar as metas financeiras de longo prazo do RPPS, faz-se necessário, por exemplo, solicitar ao atuário que apresente o impacto das metas estabelecidas sobre o deficit atuarial, posto que as metas de investimento devem considerar a capacidade fiscal de cada ente federado, portanto não podem ser definidas de forma arbitrária e alienada da realidade local. A seguir realiza-se um estudo aprofundado para determinar os investimentos necessários para alcançar essas metas, o que envolve considerar fatores como as restrições legais e outras diretrizes de investimento. A etapa de execução, segunda etapa, consiste em implementar as estratégias de investimento, a seleção cuidadosa dos respectivos ativos financeiros, bem como a alocação estratégica dos recursos, conforme metodologia e procedimentos definidos na etapa anterior. A terceira etapa, a verificação, é crucial para avaliar o desempenho e a conformidade com as metas, metodologias e procedimentos estabelecidos, quer dizer, faz-se necessário realizar análises regulares para monitorar o desempenho dos investimentos e, principalmente, se as metodologias e procedimentos previamente estabelecidos estão sendo respeitados. A ação corretiva envolve a identificação dos problemas ou desvios e a implementação de medidas para corrigi-los, seja no desempenho, seja na observância parcial das metodologias e procedimentos previamente definidos, então, por exemplo, se os investimentos em ações não estão gerando retornos adequados é possível revisar a estratégia de investimento e considerar a possibilidade de redução da respectiva exposição a esta classe de ativos.
O PDCA é uma metodologia viva, orgânica, quer dizer, a metodologia baseia-se num processo de continuo planejamento, execução, monitoramento e correção dos procedimentos na etapa inicial, o que proporciona uma gestão de recursos mais eficiente e efetiva, ajudando a reduzir progressivamente o déficit atuarial e assegurando a sustentabilidade de longo prazo do regime previdenciário.
Portanto, a aplicação da metodologia supracitada na gestão de recursos do RPPS possibilita a monitoração contínua e o ajuste necessário das metas, metodologias e procedimentos definidos na fase de planejamento, garantindo que estejam alinhados aos objetivos de longo prazo da instituição
.
Commentaires